quarta-feira, 3 de março de 2010

Para os ignorantes, estudar é sofrimento

BRASÍLIA - A Comissão de Educação do Senado aprovou por 17 votos a um, nesta terça-feira, o projeto de lei do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que prevê aumento do benefício do Bolsa Família de acordo com o desempenho educacional das crianças.


A proposta prevê o pagamento de um novo benefício para as famílias cadastradas no Bolsa Família voltado especificamente para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que alcançarem boas notas. O valor a ser pago será regulamentado pelo governo federal.


O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse que o projeto é importante para o partido. (Você concorda com o benefício extra? Vote)


" É um beneficio que amplia e melhora o Bolsa Família. Será um argumento importante para luta futura do PSDB "

________________________________________

Um dos nomes do PSDB cotados para ser vice na chapa presidencial de Serra, Tasso Jereissati disse ter ficado surpreso com a tentativa do governo de barrar seu projeto:


- Jogaram pesado para que a proposta não fosse votada, mas a maioria governista não teve coragem de votar contra. O projeto vincula de forma definitiva o PSDB ao Bolsa Família e resgata a proposta do Bolsa Escola, que criamos, ao vincular o adicional do benefício ao desempenho educacional.


O Bolsa Família é a grande bandeira do governo para a campanha eleitoral. O programa virou alvo de disputa política entre governo e oposição. Os tucanos advertem que o principal programa social do atual governo nada mais é do que o Bolsa Escola, criado na gestão de Fernando Henrique Cardoso.


Dos 17 que aprovaram, sete são da oposição, três do PT e os demais aliados do governo. Votaram a favor os petistas Eduardo Suplicy (SP), Paulo Paim (RS) e Augusto Botelho (RR).


O projeto foi aprovado em caráter terminativo, dispensando, portanto, a votação em plenário. Segue agora para a Câmara.


" Eles apelidaram o Bolsa Família de Bolsa Esmola. Agora, estão querendo tirar plus político "


________________________________________


Para a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), única a votar contra a proposta, a oposição quer fazer uso político do projeto em ano eleitoral.


PARATIRAR ALGUMAI DUVIDA SOBRE A VANTAGEM DE TAL PROPOSTA, BASTA SABER QUE IDELI SALVATI FOI CONTRA.



Para a senadora, a iniciativa é uma crueldade e representa um retrocesso, uma vez que joga nas costas do menor a responsabilidade pelo aumento da renda familiar:


- Não consigo entender o motivo esdrúxulo e cruel (da proposta do tucano). Isso vai provocar uma pressão sobre a criança, que passa a ser responsável pela renda maior da família.


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que implementou programa semelhante quando governou o Distrito Federal, elogiou a proposta:


- O projeto tenta resgatar a filosofia inicial do antigo Bolsa Escola.


Apesar da insatisfação de setores do governo, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), provocou:


- No governo Dilma, a gente implanta isso - provocou Jucá.



A Bolsa Família foi criada no governo Fernando Henrique.